Carregando...
Compartilhar:
IDENTIDADE BRASILEIRA Santos Dumont: o homem voa!

Henrique Lins de Barros
64 páginas
ISBN: 9788585910334

R$ 27,00  R$ 16,20

SANTOS DUMONT: autodidata, inventor genial, filantropo, patriota e homem de visão.


    Desde pequeno, Alberto Santos Dumont foi fascinado pelo sonho imemorial de libertar o homem do solo e fazê-lo voar como os pássaros.


    Rico, dedicou-se ao estudo e ao trabalho, árduo e denodado, para dominar com perfeição o vôo de balões. Tornou-se pioneiro na solução do difícil problema da dirigibilidade no ar.


    Com perseverança e espírito científico, desenvolveu a técnica de fazer voar um aparelho mais pesado que o ar, façanha documentada e divulgada amplamente pela imprensa. Inventou o avião em 1906. Tornou-se um herói internacional.


    Santos Dumont recusou-se a patentear seus inventos, que considerava propriedade da humanidade. Distribuiu entre seus operários e os pobres de Paris os prêmios que recebeu por seus feitos.


    Homem de visão e pacifista, vislumbrou todas as possibilidades do uso pacífico do avião, do transporte de mercadorias ao turismo. Depois do 14-bis pioneiro, desenvolveu um elegante avião de uso pessoal, transportável em automóvel, precursor dos atuais ultraleves.


    Depois de grandes esforços, com o pioneirismo do Centro Tecnológico da Aeronáutica e da Embraer, o Brasil conseguiu conquistar espaço importante na indústria mundial de aviões, o que deixaria Santos Dumont entusiasmado.


    A série Identidade Brasileira se orgulha de incluir o estudo de Henrique Lins de Barros que muito contribui para difundir a vida e a obra de Santos Dumont, patrono da nossa Aeronáutica e brasileiro ímpar.


                        César Benjamin


Henrique Lins de Barros é doutor pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pesquisador titular do Ministério da Ciência e Tecnologia. Trabalha em biofísica, estudando as propriedades de microrganismos magnéticos encontrados em águas brasileiras. Dedica-se também, há quinze anos, a estudar a história técnica do vôo, tema sobre o qual publicou um livro ("Santos Dumont", Editora Index, 1986) e diversos trabalhos em revistas especializadas. É diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT).

TÍtulos relacionados