Carregando...
Compartilhar:
IDENTIDADE BRASILEIRA Euclides da Cunha: contrastes do Brasil

Luiz Costa Lima
60 páginas
ISBN: 9788585910280

R$ 24,00  R$ 12,00

EUCLIDES: filósofo, pensador social, jornalista, entusiasta do Nordeste e da Amazônia, escritor genial.


    Jovem aluno da Escola Militar, revelou cedo, em 1888, seu temperamento rebelde e firme; por entusiasmo republicano, discutiu asperamente com o ministro da Guerra, tendo sido preso e desligado do Exército na Monarquia e readmitido na República, por Benjamin Constant.


    Engenheiro, amigo de Júlio de Mesquita, seguiu em 1897 como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo para Canudos, onde testemunhou o final da sangrenta campanha contra Antônio Conselheiro e seus seguidores.


    Suas descrições do Nordeste, da natureza e do homem, o consagraram em 1902 como o maior escritor de seu tempo, ao publicar Os Sertões, laboriosamente escrito desde que presenciara o drama daquelas populações deserdadas. A obra monumental revolucionou a imagem que o Brasil urbano, sulista e litorâneo fazia do Nordeste e do sertanejo.


    Colaborador de Rio Branco, chefiou missão diplomática na Amazônia, onde participou em trabalhos de demarcação de fronteiras. Além de numerosos artigos, publicou mais duas importantes obras: "Peru versus Bolívia" e ‘Contrastes e confrontos".


    A série Identidade Brasileira se orgulha de apresentar o estudo de Luiz Costa Lima que lança uma nova luz sobre a obra e a vida do grande Euclides da Cunha.


                        César Benjamin

Nascido em 1937, Luiz Costa Lima é doutor pela Universidade de São Paulo em teoria da literatura e literatura comparada, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ministrou cursos e seminários nos Estados Unidos, Canadá, França, Chile e Alemanha, onde recebeu o prêmio Alexander Von Humboldt. Publicou quinze livros, quatro dos quais traduzidos para o inglês e o alemão.

TÍtulos relacionados