Carregando...

Produto indisponível
Aguardando reimpressão

Compartilhar:
Conceito de cultura, O

Leslie A. White
128 páginas
ISBN: 9788578660123
Tradução: Teresa Dias Carneiro
R$ 48,00  R$ 28,80

A diversidade de comportamento dos seres humanos sempre foi um enigma. Todos os outros seres, existentes na natureza, apresentam comportamentos de espécie, repetitivos, limitados, com possibilidade quase nula de variações individuais. O homem é o único que, ao nascer, pode viver mil vidas diferentes. Qualquer um de nós poderia ser Mozart, qualquer um poderia ser Hitler. A criação de sinfonias e a perpetração de genocídios são possibilidades inscritas em nossa mais íntima constituição.


    As primeiras tentativas sistemáticas para compreender a nossa diversidade buscaram explicações no corpo dos indivíduos, no contexto da antropologia física. Sua culminância foi a construção do conceito de raças humanas, o mais importante e mais desastrado empreendimento das ciências sociais europeias no século XIX. Ecos desse desacerto nos assombram até hoje.


    A superação desse caminho, pela antropologia cultural, teve como ponto de partida a constatação de que o homem não apenas age, como os demais animais, mas interpreta a sua ação. Todas as ações humanas têm origem em alguma interpretação, e ao mesmo tempo são ações interpretadas. Compreender o comportamento humano exige compreender os sistemas de interpretação construídos pela imaginação do próprio homem, o que nos remete aos universos simbólicos, constitutivos da nossa existência tanto quanto os nossos corpos físicos.


    Objetos materiais, crenças e atitudes estão imersos nesses universos simbólicos que são transmitidos entre indivíduos, povos e gerações por meios não biológicos. Cria-se assim uma ordem suprabiológica e extrassomática de coisas e fatos, que flui no espaço, de um grupo a outro, e no tempo, de uma época a outra. É o mundo humano por excelência, que precisa ser descrito e analisado a partir de seus próprios princípios e leis. Estamos falando de cultura, o conceito-chave da antropologia e uma das mais importantes aquisições conceituais das ciências sociais em todas as épocas.


    Leslie White (1900-1975) dirigiu por muito tempo o Departamento de Antropologia da Universidade de Michigan e foi professor também nas universidades de Chicago, Yale, Colúmbia, Harvard e Califórnia (Berkeley). Em 1961, no auge da carreira, foi convidado pela Universidade do Colorado a dar oito aulas a professores, para fornecer uma visão de conjunto de sua disciplina. Gravadas, transcritas e revisadas, elas formam este pequeno e precioso volume que trata, justamente, do conceito de cultura.


                        César Benjamin



    O homem é um animal. Porém, não é apenas mais um animal. É único. Só o homem, entre todas as espécies, tem a capacidade de atribuir significados, de forma livre e arbitrária, a coisas e acontecimentos no mundo externo, bem como de compreender esses significados, embora eles não possam ser percebidos com os sentidos. Essa capacidade de viver em um universo simbólico está na base da construção da cultura, a experiência humana por excelência. Em oito aulas, aqui transcritas, Leslie White reflete sobre isso e revê amplamente o vasto campo da antropologia.

TÍtulos relacionados