Carregando...
Compartilhar:
Ensaio filosófico sobre as probabilidades

Laplace
224 páginas
ISBN: 9788578660284
Tradução, Introdução e Notas: Pedro Leite de Santana
R$ 86,00  R$ 51,60

Matemático, físico e astrônomo, Pierre-Simon Laplace (1749-1827) foi uma das estrelas da ciência francesa no período napoleônico. Sua vasta e diversificada obra é um legado presente no dia-a-dia de todo físico, matemático e engenheiro modernos.


    Chamado de Newton da França, sua monumental obra em mecânica celeste, de grande virtuosismo técnico, é um marco do poder explicativo da teoria da gravitação universal, abordando problemas extremamente difíceis, como a questão (ainda aberta) da estabilidade do sistema solar. Em astronomia, conjecturou sobre corpos celestes tão compactos dos quais nem mesmo a luz escaparia: um vislumbre dos buracos negros!


    Laplace é também famoso entre os filósofos pela formulação do determinismo mecanicista, segundo o qual o passado e o futuro de um sistema mecânico são completamente determinados por seu estado presente. Paradoxalmente, tal ideia é exposta de maneira mais clara neste "Ensaio filosófico sobre as probabilidades".


    Este brilhante clássico da divulgação científica, agora tornado disponível em português em esmerada tradução, revela não apenas a preocupação do grande cientista em expor ideias ao público não especializado. Também evidencia uma parte menos conhecida da obra de Laplace: sua contribuição fundamental à teoria das probabilidades e à estatística. Aqui, Laplace discute as bases da probabilidade com ênfase em diversas aplicações. Uma obra atraente para todos os interessados em ciência, sua história e seu desenvolvimento na visão de uma mente brilhante.


    Sérgio Volchan

    Departamento de Matemática da

    PUC-Rio



"Apresento aqui [...] os princípios e os resultados gerais da teoria das probabilidades, aplicando-os às questões mais importantes da vida, as quais são, na maioria das vezes, problemas de probabilidade. Pode-se mesmo dizer, rigorosamente, que quase todos os nossos conhecimentos são apenas prováveis; e no pequeno número de coisas que podemos saber com certeza, mesmo nas ciências matemáticas, os principais meios para se chegar à verdade – a indução e a analogia – são fundados nas probabilidades. Por isso, o sistema completo dos conhecimentos humanos se liga à teoria exposta aqui.


                        Laplace

TÍtulos relacionados