Carregando...
Compartilhar:
Karl Popper: Textos escolhidos

David Miller (org.)
438 páginas
ISBN: 9788578660291
Tradução: Vera Ribeiro
R$ 110,00  R$ 66,00

As ciências naturais passaram por grandes transformações no século XX, desde a física no início do século até as ciências biológicas mais contemporaneamente. Essas transformações levantam importantes questões sobre a estrutura da realidade, a natureza do conhecimento, a concepção de método e a validade das teorias científicas. A filosofia da ciência, também conhecida como epistemologia, tem sido uma das áreas centrais da filosofia na medida em que discute precisamente essas questões, refletindo sobre o sentido e o impacto dessas transformações na ciência e mostrando como elas nos levaram a rever algumas das crenças mais tradicionais no campo do conhecimento científico e da metodologia das ciências.


    No panorama da filosofia da ciência contemporânea, Karl Popper ocupa um lugar de destaque. Certamente um dos pensadores mais originais do século XX, Popper revolucionou a discussão nessa área, levantando importantes questões sobre metodologia científica e sobre a natureza das teorias científicas. Uma de suas propostas mais inovadoras consistiu no falsificacionismo, mostrando que hipóteses científicas não podem ser verificadas conclusivamente, mas podem ser falseadas (ou reveladas falsas). A possibilidade de falseá-la é o que torna mais dinâmica uma teoria científica, levando à formulação de novas hipóteses, que, por sua vez, devem ser submetidas a processos de falseamento. Assim, aprendemos com os erros. Isso evita o dogmatismo e permite o desenvolvimento das teorias científicas.


    David Miller foi assistente de Popper na London School of Economics durante muitos anos e um de seus colaboradores mais próximos. Os textos aqui reunidos por Miller estão entre os mais representativos de Popper, ressaltando a originalidade de sua contribuição e incluindo desde alguns de seus primeiros trabalhos até os últimos.


    Danilo Marcondes

    Departamento de Filosofia da PUC-Rio



    David Miller estudou na Universidade de Cambridge, na London School of Economics e na Universidade Stanford. Em 1991 e 1992 foi professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Trabalhou também em universidades e institutos de pesquisas da Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, Itália, Hungria e Ãndia. É autor de Critical Rationalism: A Restatement and Defense (open Court, 1994), de Out of Error: Further Essays on Critical Rationalism (Aschgate, 2006) e de muitos artigos em lógica, teoria do conhecimento e filosofia da ciência.



    Oito textos em teoria do conhecimento, sete em filosofia da ciência, sete em metafísica e oito em filosofia social formam este volume representativo da obra de Sir Karl Popper (1902-1994), um dos mais fecundos pensadores do século XX. Selecionados por David Miller, os textos expõem os aspectos essenciais da filosofia de Popper, como a crítica à indução, a maneira de diferenciar a ciência e a pseudociência, o papel da razão e a defesa da liberdade conjugada com reformas sociais gradativas. Popper revisita e critica o pensamento de inúmeros autores, com destaque para os pré-socráticos, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, David Hume e Karl Marx.

TÍtulos relacionados