Carregando...
Compartilhar:
IDENTIDADE BRASILEIRA Ãlvaro Alberto: a ciência do Brasil

João Carlos Vitor Garcia
56 páginas
ISBN: 9788585910297

R$ 27,00  R$ 16,20

ÃLVARO ALBERTO: empresário, almirante, cientista, entusiasta do Brasil e da capacidade de seu povo.


    Empresário, realizou pesquisas pioneiras em explosivos e fertilizantes, expondo-se a uma concorrência tenaz por parte de grandes empresas integrantes do cartel internacional que dominava esses setores. Foi assim que tomou consciência da necessidade de um esforço nacional autônomo no campo da ciência e da tecnologia.


    Físico e químico, um dos fundadores da Academia Brasileira de Ciências, foi designado em 1946 representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas, que decidiria sobre o uso e o controle internacional de energia nuclear. Percebendo a extraordinária importância militar, política e econômica dessa tecnologia e a necessidade de o Brasil dominá-la, conseguiu fazer aprovar em 1950, após árdua batalha no Congresso, no Executivo e na academia, a lei que criou o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), agência governamental de promoção do desenvolvimento científico e tecnológico.


    Oficial da Marinha de Guerra, professor da Escola Naval, passou para a reserva em 1942, mas tais foram seus méritos que o Congresso Brasileiro lhe conferiu por lei a patente de almirante em 1948.


    Hoje, a medalha Ãlvaro Alberto do Mérito Científico e Tecnológico é a mais alta condecoração nacional na área de ciência e tecnologia, conferida anualmente pelo presidente da República.


    A série Identidade Brasileira tem o prazer de apresentar o estudo de João Carlos Vítor Garcia que contribui para tornar mais conhecida a obra e a vida de Ãlvaro Alberto, brasileiro notável.


            César Benjamin


João Carlos Vítor Garcia nasceu em 1948 na cidade de Juiz de Fora (MG). Doutor em história da ciência pela Universidade de São Paulo, foi pesquisador e superintendente de Planejamento do CNPq. Tem trabalhos publicados nas áreas de política científica e história da ciência. Junto com Shozo Motoyma, organizou o livro "O almirante e novo Prometeu: Ãlvaro Alberto, ciência e tecnologia" (São Paulo, Editora da Unesp e Centro de História da Ciência da USP, 1996).

TÍtulos relacionados