Carregando...
Compartilhar:
Brasil de João Goulart, O: um projeto de nação

O. Munteal, J. Ventapane e A. de Freixo (orgs.)
270 páginas
ISBN: 9788585910877

R$ 68,00  R$ 40,80

O livro reúne dois pronunciamentos do presidente João Goulart, inclusive o famoso discurso feito na Central do Brasil em março de 1964, pouco antes do golpe militar, e um conjunto muito expressivo de textos escritos, no calor dos acontecimentos, pelos principais integrantes da mais brilhante geração de intelectuais brasileiros de todos os tempos. No centro das reflexões, os destinos do Brasil.


    De Celso Furtado, temos duas conferências e a introdução ao Plano Trienal de Desenvolvimento; de Ãlvaro Vieira Pinto, "Ideologia e desenvolvimento nacional"; de Nelson Werneck Sodré, "Raízes históricas do nacionalismo brasileiro"; de San Tiago Dantas, "Política externa independente"; de Ignácio Rangel, "A dinâmica da dualidade brasileira"; de Roland Corbisier, "Lógica e cronologia das reformas"; de Darcy Ribeiro, "Nossa herança política"; e de Theotônio dos Santos, "O modelo econômico da ditadura militar". Completam o volume uma longa apresentação, assinada pelos organizadores, e um posfácio de César Benjamin, "Uma certa ideia de Brasil".


    Um registro único e imprescindível do esforço feito, no fim do ciclo desenvolvimentista, para compreender as singularidades do Brasil.

TÍtulos relacionados