Carregando...
Compartilhar:
Bom combate

César Benjamin
216 páginas
ISBN: 9788585910594

R$ 38,00  R$ 22,80

"Bom combate" entrega no conteúdo do livro o que o título vende. É um combate. E é um combate do lado bom, isto é, do lado dos que querem fazer não apenas outro Brasil, mas um Brasil melhor para a maioria de sua população. Em "A ideologia alemã", Marx ridicularizava os filósofos que se contentavam em interpretar o mundo, pois o que importava era transformá-lo. É o que importa também a César Benjamin: transformar o mundo, mais especificamente este mundo que nos afeta diretamente, o mundo-Brasil.


    Os artigos e ensaios aqui reunidos fazem uma incursão meticulosa em quase todos os temas políticos relevantes do Brasil contemporâneo. Por trás da variedade de assuntos, vai emergindo um fio condutor, que contrapõe a unidade da crítica à unidade do modelo de economia política a que estamos submetidos. Vivemos a maior crise social de nossa história. Essa crise aflora sob diferentes formas. É preciso um acurado espírito crítico – e César Benjamin o tem – para perceber nessa diversidade o comando supremo de um modelo de economia política, o neoliberalismo.


    Não existe luta política sem paixão. Mas não há luta política eficaz só com paixão. César Benjamin conduz seu bom combate combinando, em textos fluentes, admiravelmente bem-construídos, um amplo conhecimento dos temas de que trata e uma defesa apaixonada de suas proposições. É também com paixão que ataca os vendilhões da pátria, os exploradores dos fracos, os opressores dos excluídos, os manipuladores da opinião pública, os empulhadores, os cínicos que disfarçam os próprios interesses como interesse geral. Numa palavra, aqui temos, para a política, um bom exemplo do que Joseph Schumpeter, para a economia, chamou de "destruição criadora".


                        José Carlos de Assis

TÍtulos relacionados