Carregando...
Compartilhar:
NIETZSCHE: VIDA E PENSAMENTO volume II

Charles Andler
752 páginas
ISBN: 9788578661175
Tradução: Vera Ribeiro
R$ 109,00  R$ 65,40

Escrita em três volumes entre 1920 e 1931, esta obra de Charles Andler [1866-1933] -- germanista francês, professor de literatura no Collège de France e na Sorbonne -- é provavelmente a maior, a mais bem elaborada e a mais completa biografia intelectual de Nietzsche.
No volume I, Andler mostra como se constituiu o pensamento do filósofo alemão a partir dos autores que o influenciaram, desde os antigos até os modernos, incluindo os seus contemporâneos.
No volume II, identifica o "pessimismo estético" do filósofo, sua constatação do "renascimento da tragédia" na cultura e a formação da sua "filosofia da ilusão".
Finalmente, no volume III, esclarece o que entende como sendo o "transformismo intelectualista" de Nietzsche, sua última filosofia configurada nos "espíritos livres" e sua crítica da cultura da modernidade como decadência. Tudo vem articulado com os diferentes momentos da vida pessoal de Nietzsche e se baseia nas suas obras.
A triologia de Andler, vista como um todo, aborda exaustivamente a temática presente no pensamento de Nietzsche, esclarecendo os principais desenvolvimentos das suas ideias.
Todos os grandes comentadores de Nietzsche precisaram considerar e citar esta obra monumental, que só existia -- esgotada -- em francês e que agora é oportunamente lançada em português. Todos reconheceram a sua importância e a sua indispensabilidade, não somente para os estudiosos de Nietzsche, mas também para os que lidam com a filosofia de maneira mais ampla.
Noéli Correia de Melo Sobrinho
Doutor em filosofia pela PUC-Rio,
tradutor e especialista na obra de Friedrich Nietzsche

* * *
CHARLES PHILIPPE THÉODORE ANDLER (1866-1933) foi um importante germanista francês, professor titular de língua e literatura alemã no Collège de France e na Sorbonne. Sua família, de cidadania francesa, permaneceu na Alsácia-Lorena depois que a região foi anexada à Alemanha em 1871.
Andler foi um militante socialista bastante ativo. Viveu em Berlim até 1891, onde estudou com Erich Schmidt e Heinrich von Treitschke. Tornou-se conferencista na École Normale Supérieure a partir de 1893. Em 1904 viajou a Weimar, onde conheceu Elisabeth Förster-Nietzsche, irmã do filósofo, e Carl Albrecht Bernoulli, grande conhecedor do pensamento nietzschiano.
Publicou este monumental estudo -- "Nietzsche, sa vie et sa pensée" -- em seis tomos. Esta edição da Contraponto e da Editora da PUC-Rio reorganizou os tomos originais em três volumes da seguinte maneira:
Volume I
Tomo I. Os precursores de Nietzsche
Tomo II. A juventude de Nietzsche até a ruptura com Bayreuth

Volume II
Tomo III. O pessimismo estético de Nietzsche
Tomo IV. A maturidade de Nietzsche

Volume III
Tomo V. Nietzsche e o transformismo intelectualista
Tomo VI. A derradeira filosofia de Nietzsche

TÍtulos relacionados